ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

Existe uma relação direta entre nutrição e saúde e uma boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças.

Uma alimentação saudável deve ser equilibrada e balanceada e pode serresumida por três princípios:

  • Variedade: a presença de diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos alimentares, observando sempre a qualidade desses alimentos.
  • Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa, é importante estar atento à quantidade certa de alimentos consumidos.
  • Equilíbrio: a quantidade e a qualidade dos alimentos são importantes. O ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.

Quando uma alimentação é adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque uma alimentação adequada pode melhorar as defesas do nosso organismo. Nos alimentos estão presentes Carboidratos (massas, pães e cereais); Proteínas (Carnes, ovos, peixes, aves, leites e derivados); Lipídeos (óleos e gorduras), além de Vitaminas e Minerais. Todos têm funções específicas, funcionam associadamente e são essenciais ao nosso corpo. Todos eles apresentam um papel fundamental para o organismo. Assim, nenhum deles é mais ou menos importante que o outro. Todos eles são necessários para garantir a nossa saúde.

De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

Para se ter uma alimentação saudável é importante:

  • Variar não apenas o tipo de frutas e verduras, mas também as cores;
  • Evitar alimentos gordurosos, frituras, excesso de doces e sal;
  • Evitar bebida alcoólica;
  • Beber bastante água. A água é essencial na nossa a nossa vida. O ideal é beber no mínimo 2 litros de água por dia, equivalente a 8 copos cheios.

A alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor.

Referências Bibliográficas:

Alimentação Saudável – NUT/FS/UnB – ATAN/DAB/SPS

Guia Alimentar para a População Brasileira – CGPAN (Disponível para download em materiais.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s