Alimentação Infantil

A alimentação infantil inicia-se com a amamentação. O leite materno é completo até os seis meses de vida do bebê, período em que não é necessário nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro tipo de leite). Após o sexto mês de vida, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes), sendo a introdução gradativa.

O leite materno auxilia na defesa imunológica do bebê, protegendo-o de muitas doenças. Além disso, a ama­mentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

Após essa fase de amamentação a criança deve experimentar diferentes alimentos ao dia. Uma ali­mentação variada é uma alimentação colorida. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições é o ideal. Em contra partida, deve-se evitar o consumo de açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida.

Da mesma forma que o adulto, as crianças também necessitam de uma nutrição adequada. Para que a criança aprecie a sua refeição é importante que ela coma devagar e mastigue bem os alimentos. Fazer das refeições um momento de encontro e prazer da família é a melhor opção.

A pré-escola é uma fase de várias mudanças no padrão alimentar das crianças. Por passarem grande parte de seus dias em creches e escolas, elas ficam expostas a uma ampla variedade de alimentos. Daí a importância de um trabalho de educação nutricional com essas crianças.

“Hábitos alimentares errôneos nessa faixa etária podem conduzir a problemas nutricionais em curto prazo, tais como comprometimento do crescimento e do desenvolvimento na infância, bem como facilitar o aparecimento de doenças não transmissíveis na fase adulta, como, por exemplo: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo II, câncer, entre outras”, explica a Nutricionista Alessandra da Silva Pereira da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referência Bibliográfica
Caderneta de Saúde da Criança. Ministério da Saúde 2007
Nutrição Infantil, Alimentação Infantil – FNDE
Saúde em Movimento/Notisa
Anúncios

Uma resposta para “Alimentação Infantil

  1. Ministério da Saúde

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
    É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
    Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
    Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s