AUDIÊNCIA REFORÇA FIM DA TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR EM SANTA CATARINA

Veja a notícia que saiu no Jornal Absoluto (SC) no dia 18/08/2011:

Audiência reforça fim da terceirização da merenda escolar em Santa Catarina: com o fim da terceirização, 50% dos produtos destinados à merenda escolar deverão ser oriundos da Agricultura Familiar, sendo que, destes, 20% devem ser produtos orgânicos

A intenção do governo do estado de suspender a terceirização da Merenda escolar, anunciada em julho, foi o ponto de partida dos debates da audiência pública promovida pela Comissão de Educação Cultura e Desporto, da Assembléia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, dia 17, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. De acordo com a vice-presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT), o fim da privatização do serviço acarretará muito benefícios para o estado. “Vamos incentivar o consumo dos produtos da Agricultura Familiar, fortalecer a economia, em especial dos agricultores, além de oferecer aos estudantes uma alimentação saudável e consequentemente garantir um bom rendimento no período em que estiverem em sala de aula”, ressaltou. Com a participação dos deputados Dirceu Dresch (PT), Neodi Saretta (PT), Sargento Amauri Soares (PDT), autoridades e entidades ligadas à agricultura, educadores e alunos, foram listadas as principais carências da Merenda Escolar oferecida hoje.
A proposta de criar políticas públicas por intermédio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretária de Estado da Agricultura foi uma das sugestões apresentadas. Segundo Dresch, é inaceitável que o Executivo continue comprando alimento de outros estados como São Paulo, uma vez que, Santa Catarina possui cerca de 200 mil agricultores preparados para oferecer seus produtos. Em acordo com as cooperativas e entidades presentes na audiência, o deputado propôs que, com o fim da terceirização, 50% dos produtos destinados à Merenda escolar sejam oriundos da Agricultura Familiar, sendo que, destes, 20% devem ser produtos orgânicos. “A Merenda escolar tem que ser comprada no município ou na região onde a escola está sediada”, defendeu.
Representando as cooperativas da Agricultura Familiar de Santa Catarina, Genésio Fonseca explicou que a entidade tem por finalidade organizar as cooperativas promovendo que os produtos cheguem ao consumidor com a qualidade desejável buscando entrar nas escolas, a partir da merenda. “Se conquistarmos este espaço estaremos fortalecendo a economia do setor, cuidando da saúde das crianças, evitando doenças e a obesidade”, frisou.
Já o prefeito de São Domingos, no Oeste catarinense, Alcimar de Oliveira revelou que como uma boa logística e administração é possível reduzir custos e oferecer uma merenda de qualidade. Segundo ele, o primeiro passo é valorizar os produtos do estado. “Quando assumi o governo municipal, São Domingos oferecia 28 itens na Alimentação escolar, hoje são 147, sendo que 47 itens vêm da Agricultura Familiar”. Posição do Poder Executivo – Representando o Secretário de Estado da Educação, Marco Antonio Tebaldi, o diretor de Cooperativismo e Agronegócios da Secretária de Estado da Agricultura e da Pesca, Paulo Von Dokonal ressaltou que a secretaria reconhece que valorizar os produtos oferecidos pela agricultura do estado é o caminho certo, porém precisa ser permanente. “Vamos aprofundar o debate, desejando que o produto seja comercializado no mercado de forma regionalizada aprimorizando a logística de compra, comercialização e estocagem”, mencionou.

Por Tatiani Magalhães

Reportagem disponível em: http://www.mda.gov.br/dotlrn/clubs/alimentaoescolar/news/item?item_id=8403672

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s