Sobre os CECANEs

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar é fruto de uma parceria iniciada em 2007 entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituições Federais de Ensino Superior. Ele foi instituído pela publicação da Portaria Interministerial nº 1.10/2006 e da Resolução CD/FNDE nº 38/2009. Atualmente, o FNDE firmou parceria com 9 universidades que abarcam todas as Regiões brasileiras.

Objetivos dos CECANEs

Os CECANEs têm o grande desafio de prestar apoio técnico e operacional na implementação da alimentação saudável nas escolas, bem como desenvolver outras ações pertinentes à boa execução do Programa.

Competências dos CECANEs

Realizar pesquisas na área de Nutrição e Alimentação do Escolar para fomentar o PNAE;

Apoiar o FNDE em suas atividades técnicas e administrativas;

Desenvolver atividades que incluam estágios extra-curriculares, projetos de extensão e pesquisas vinculadas ao PNAE, com envolvimento de acadêmicos de diferentes áreas de conhecimento;

Responsabilizar-se pela execução gerencial/financeira e técnica dos produtos e pesquisas próprios de cada CECANE;

Elaborar pareceres técnicos sobre o seu contexto de atuação e dos documentos demandados pelo FNDE;

Enviar relatórios parciais e finais ao FNDE sobre as ações desenvolvidas pelo Centro Colaborador.

No contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) as Instituições Federais de Ensino Superior desenvolvem ações voltadas à melhoria da alimentação dos alunos da educação básica, as quais apresentam correlação com os pilares das universidades que são: ensino, pesquisa e extensão.


 

Anúncios